Mobilização social pela educação

Projetos ligados à Educação são especialmente significativos para a Olhar Cidadão, que desenvolve diversas abordagens  nessa área:  da mobilização social e qualificação da demanda, até o uso pedagógico dos resultados de avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e a produção de conteúdos para o Ensino Médio.

Mobilização

A Olhar Cidadão ajudou a conceber e a implementar, no período de 2009 a 2011, o projeto Parceria Votorantim pela Educação, desenvolvido pelo Instituto Votorantim para promover a sensibilização e a mobilização de funcionários e comunidades onde o Grupo Votorantim atua, visando a melhoria da qualidade da educação local.

A iniciativa tinha como pressupostos o alinhamento com políticas públicas, a participação social e a qualificação da demanda da própria sociedade por uma boa educação.Para aglutinar e dar um sentido prático a essa mobilização, o projeto adotou indicadores e ferramentas de gestão disponibilizadas pelo Ministério da Educação, trabalhando com uma visão ampla dos desafios da educação pública nos municípios, em termos de planejamento de ações, prazos e recursos.

Em suas estratégias iniciais, o projeto caracterizou-se pela sensibilização das comunidades para o valor social da educação, por meio de ações dirigidas a diversos públicos, tais como alunos, por meio de concurso de Redação (“Tempos de Escola”);famílias, por meio de estímulo à participação na vida escolar dos filhos (Cartilha MEC); gestores, por meio de apoio no uso de ferramentas de planejamento (Plano de Articuladas – PAR) e Comunicadores, por meio de formação no tema e criação de redes.

O pressuposto de qualificação da demanda faz parte das crenças da Olhar Cidadão em processos de transformação gerados a partir da compreensão da sociedade a respeito da Educação – como um direito e um dever -, no sentido de contar com a participação e o compromisso de todos.

Conheça outros projetos desenvolvidos pela Olhar Cidadão na área de Educação, clicando nos links abaixo:

Desenvolvimento de conteúdos para o Ensino Médio Integral – Inserção no Mundo do Trabalho – Instituto Unibanco

Guia da para alunos do Ensino Médio – Cursos Superiores –  Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Resultados da avaliação melhoram aprendizagem – Saiba como o município de Paracatu (MG) está aproveitando os resultados da Prova Brasil para trabalhar na melhoria da aprendizagem dos alunos e na elevação do Ideb.

Confira os blogs criados pela Olhar Cidadão para apresentar as ações de cinco escolas públicas de Paracatu (MG),  que participaram do Programa Integrar-Eixo Educação, desenvolvido para a empresa Kinross,  em 2012.

Escola Municipal Coraci Meireles Oliveira

Escola Municipal Professora Maria Trindade

Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos

Escola Municipal Professora Márcia Macedo Meireles

Escola Estadual Affonso Roquette

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>