Educação ambiental: um mundo de conteúdos pedagógicos e jogos ao alcance das escolas
Ecoeficiência, economia circular, logística reversa. Você conhece um programa de educação ambiental que explique e engaje alunos e alunas a partir dos 9 anos em conceitos tão importantes para a sustentabilidade? A Olhar Cidadão tem a honra de participar de uma iniciativa que faz isso acontecer em mais de 100 mil salas de aula no Brasil, no âmbito do Ensino Fundamental I, desde 2016.
Trata-se do Programa de Educação Ambiental PEA Campo Limpo, do inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, que vem se dedicando nos últimos anos, não só a levar conhecimentos, mas, principalmente, formar atitudes e comportamentos mais conscientes na comunidade escolar a respeito do que cabe a cada um de nós na solução dos problemas ambientais.
Como em todas as suas frentes de atuação, a Olhar Cidadão busca o alinhamento com as políticas públicas. Nesse caso, estamos falando da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de onde emana a principal diretriz do PEA Campo Limpo: a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos.
Com esse norte, o programa já desenvolveu sete edições anuais, as quatros primeiras para tratar do tema na ótica de ações que afetam sociedade, escola, família e estudantes, abordando conceitos, trazendo atividades pedagógicas e promovendo mais consciência sobre seus respectivos papeis frente a esse desafio tão atual. Desafio que, em resumo, é desconstruir a ideia de que podemos “jogar fora” o resíduo que descartamos, uma vez que o tal “lixo” fica no planeta, ou seja, dentro da nossa casa.
Completando até agora esta série, mais três edições recentes trouxeram temas pouco comuns no vocabulário infantil. mas que são fundamentais para a compreensão do que é possível fazer para superar o ciclo vicioso do modelo atual de consumo e uso dos recursos naturais. É aí que entram a ecoeficiência, a economia circular e a logística reversa. Os novos conceitos apropriados pelas crianças vão desenvolvendo nelas uma postura mais crítica, mais engajada e sensível, que influi na família e na sociedade, produzindo mudanças em cadeia nas relações com o meio ambiente.
Mas seria muito chato falar disso tudo se não fosse de uma forma lúdica e interessante para um público que está no auge da sua curiosidade pelo mundo. Por isso, o PEA Campo Limpo traduz esses conhecimentos em atividades divertidas em sala de aula e também na oferta de jogos digitais e físicos em uma plataforma digital, com acesso gratuito para professores e professoras de todo Brasil.
Outro diferencial do programa é o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que torna sua aplicação mais pertinente no dia a dia, pois não desvia as escolas do propósito de aprendizagem de alunos e alunas, de acordo com as diretrizes da educação nacional. Ao contrário, torna mais interessante e criativo o processo de ensino, com recursos didáticos que permeiam várias disciplinas, como Língua portuguesa, Matemática, Geografia, Artes, Ciências etc.
Está feito então o convite não só para profissionais da educação, como para famílias e todo(a)s que se interessem pela temática. Tem um mundo de conteúdos pedagógicos a descobrir e muitas formas de aprender com um acervo de jogos que vão encantar não só as crianças, mas os adultos também. E quando a família entra na roda, aí sim a mudança é sustentável.