Ceará: experiência de comunicação comunitária

Sobral de futuroAo longo de 2018, a Olhar Cidadão esteve envolvida no projeto Sobral de Futuro (lançado em fevereiro de 2016), iniciativa que marcou o processo de construção de um plano feito e gerido pela sociedade voltado para o desenvolvimento local sustentável do município. O projeto foi apoiado pelo Instituto Arapyaú, Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos, Universidade Federal do Ceará, Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

A chegada da Olhar Cidadão ao campo se deu após um extenso trabalho de outras consultorias parceiras ao longo dos últimos dois anos. A jornada  buscou construir um plano participativo e integrado de desenvolvimento local, com o acompanhamento de um grupo de representantes dos diversos setores sociais: iniciativa privada, poder público, sociedade organizada.

Percurso pelo território

Sobral é um município que se distingue de outros do Brasil por apresentar um forte tecido social com espaços consolidados de participação e articulação cidadã. Todo o trabalho feito por lá, desde 2016, alcançou mais de quatro mil pessoas e resultou na elaboração participativa do Plano Plurianual 2018-2021 e, na sequência, culminou no Plano de Metas da cidade.

O trabalho da Olhar Cidadão foi marcado por muita articulação com o Grupo Gestor do projeto e pelo grande foco na comunicação. A proposta foi garantir uma transição das ações de diálogo dentro do grupo e com a sociedade, promovendo a autonomia dos representantes da iniciativa.

Dessa articulação nasceu o Plano Estratégico de Comunicação que contemplou duas etapas: gestão de canais (site e redes sociais); e qualificação do grupo para passagem da gestão de comunicação.

Depois de cinco visitas ao campo e muita produção de conteúdo, o percurso passou ainda pela criação de uma nova identidade visual para os canais de comunicação do projeto, desenvolvimento de um Guia de Comunicação e Mobilização e  realização de uma oficina com estudantes do município para capacitação em mídias sociais.

Não é possível comentar.