Nosso EAD na rede municipal de São Paulo

A rede municipal de São Paulo recebeu em 2020 um projeto-piloto, em formato EAD, do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, oferecido pela Olhar Cidadão, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. O curso a distância aconteceu entre outubro e dezembro, atendendo 355 escolas e um total de 529 professores.

Depois de uma bem-sucedida experiência presencial anterior de formação de professores, que aconteceu em 2019, ficou atestado o interesse pelo tema da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos, tanto em escolas da zona rural quanto no meio urbano. No contexto de pandemia, essa experiência de sucesso precisou ser reinventada. E o resultado foi uma maciça aprovação dos participantes da modalidade remota, que também receberam o kit didático do PEA.

A expansão do PEA na capital paulista teve o apoio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Secretaria Municipal da Educação, alcançando suas 13 Diretorias Regionais. Em entrevista ao Informativo do InpEV, Marcelo Nonato, diretor da Olhar Cidadão comentou o feedback positivo do PEA EAD e destacou que, “apesar de todo o contexto da pandemia, sem aulas presenciais, escolas e professores foram atendidos e ainda puderam acessar o caderno pela internet para trabalhar com seus alunos remotamente”. Além desse apoio aos educadores no desafio do distanciamento social, ele também falou do lançamento do jogo “Os Guardiões do Planeta e os ODS”, criado pela Olhar Cidadão.

Não é possível comentar.