Avaliação aplicada na aprendizagem

O desafio da educação brasileira atualmente é incorporar resultados de avaliações sistêmicas ao planejamento pedagógico das escolas para que toda criança possa aprender. A Olhar Cidadão  entende que a criação de indicadores educacionais não serve ao propósito de gerar rankings, mas fornecer informações objetivas para a superação de dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Ideb2

Desde 2011, a Olhar Cidadão vem atuando no município de Paracatu, MG, atendendo a empresa canadense Kinross, em seu programa de investimento social na comunidade, denominado Integrar. Um dos objetivos desse programa é contribuir para a qualidade da educação no município, por meio de três frentes de atuação integradas nas escolas, de modo a potencializar resultados de maior impacto. São elas: aprendizagem dos alunos e melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município, fomento a iniciativas de Educação de Jovens e Adultos e estímulo à continuidade da trajetória escolar de alunos do 9º ano do ensino fundamental.

A Olhar Cidadão é responsável pela definição e implementação das ações do eixo Educação do Integrar, que envolvem cinco escolas públicas, em especial, as turmas de 4º e 8º anos (futuros participantes da Prova Brasil no ano de 2013).

O foco da iniciativa é o apoio a projetos das escolas com vistas à melhoria da aprendizagem em Português (leitura e interpretação de textos) e Matemática (resolução de problemas). Baseada nos resultados da avaliação sistêmica, a iniciativa procura estimular as escolas a usarem os resultados das avaliações da Prova Brasil, por meio de uma ação pedagógica focada na superação das dificuldades apresentadas pelos alunos. Para isso, a iniciativa conta com o engajamento das equipes escolares e a contratação de 16 bolsistas de faculdades locais para atuarem em reforço escolar, além da parceria com o Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP-EBAP/UFMG).

Não é possível comentar.