Mobilidade e os desafios da vida urbana

As metrópoles e suas alternativas para diversificar os modais de transporte. Reflexões sobre a interação do indivíduo com a cidade e a melhoria da qualidade de vida.

mobilidade

Muito tem se falado sobre mobilidade e a relação das pessoas com as cidades. Os caminhos pelos quais andamos definem muito da forma como vemos, interagimos e transformamos o espaço público.

Pedalar pelas disputadas vias públicas das grandes cidades conquistou ares de decisão política individual. A sociedade civil tem cobrado – e em tempos de redes sociais a mobilização é cada vez mais intensa – medidas do Estado que privilegiem modais mais ecológicos e democráticos.

Cidades como Copenhague, Bogotá, Curitiba e Amsterdã são casos de sucesso que, nas últimas décadas, deram exemplo e deixaram seu legado. Hoje, os desafios são outros – talvez ainda mais complexos. O ponteiro do relógio parece girar cada vez mais rápido e o tempo curto para resolver problemas urbanos de última ordem: como circular em espaços cada vez menos acolhedores ao indivíduo?

Na busca por respostas, muitos já se arriscaram.

Em uma das iniciativas mais interessantes nesta área, a jornalista Natália Garcia viajou centros urbanos mundo afora colecionando boas práticas com potencial de replicação aqui no Brasil. A excursão se transformou em um site repleto de conteúdos inspiradores.

Confira um vídeo com a participação de Natália no evento TEDxJovem:

Sociedade civil engajada

Muitas organizações da sociedade civil têm se dedicado a pesquisar e repercutir potenciais soluções para o tema mobilidade urbana.  Entre elas, vale um olhar apurado para o trabalho desenvolvido pelo Programa Cidades Sustentáveis, de São Paulo, e para o Observatório de Favelas, no Rio de Janeiro. Entre os diversos temas aos quais se dedicam, o tópico modais de transporte é recorrente.

Sobre o tema

Poucos institutos e fundações empresarias dedicam esforços – e recursos – a este tema. Contudo, gradualmente, o debate sobre a condição e o futuro das grandes metrópoles vai ocupando espaço na agenda do setor.

O Instituto EBX, com apoio da Olhar Cidadão, definiu entre suas plataformas de atuação o tema cidades e tem apoiado e compartilhado conhecimento sobre o assunto. No site do Encontro de Ideias é possível acessar vídeos e reportagens sobre esta temática.

Apoiado pelo mesmo Instituto EBX, o Studio-X Rio é uma rede global de laboratórios de pesquisa para explorar o futuro das cidades. Confira este trabalho.

 

Não é possível comentar.