No centro, nossa experiência de ocupação

centro2A Olhar Cidadão está em novo escritório, no centro de São  Paulo, ao lado da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. O lugar e as razões da escolha não se deram ao acaso. As questões da ocupação desse lugar central na vida urbana, onde convivem as  diferenças, sempre estiveram no nosso radar.

Há mais de 20 anos, num fórum com executivos de um grupo empresarial na avenida Paulista, produzimos um debate com urbanistas sobre o sentido de deslocar o escritório daquela empresa para outros lugares da cidade (que não aqueles da “moda”). Na época, o bairro da Luz foi uma das hipóteses vencidas e a decisão terminou num conhecido endereço dos engarrafamentos atuais da cidade.

Mas a convicção de que o centro deve ser ocupado se manteve. Um processo de abandono a ser revertido faz parte do nosso desejo. E só qualificando e aceitando a diferença é que podemos tornar mais alegre, mais civilizatório esse convívio na maior cidade da América Latina. Estar ao lado de uma biblioteca também tem muitos significados para nós. Por isso, nas imagens da nossa home page, homenageamos a arquitetura, as pessoas e os usos que se fazem desse equipamento público.

Quando vier ao centro, visite a biblioteca, observe a arquitetura dos prédios ao redor, veja quem passa na rua, tome um café. Desfrute a cidade. Estaremos aqui.

Não é possível comentar.