Bases para a criação de um instituto empresarial

Há mais de dez anos, por conta do interesse em definir diretrizes para seus investimentos sociais, o Grupo Votorantim contou com o apoio da Olhar Cidadão na realização de um mapeamento sistematizado das ações desenvolvidas por todas as suas empresas.

people-seamless-pattern-thumb20555187

Desse trabalho surgiram as diretrizes para o Investimento Social Privado (ISP) do Grupo Votorantim, que culminaram na criação do Instituto Votorantim. Desde então, a Olhar Cidadão participou de diversos momentos do Instituto –  da criação até as fases de planejamento anual estratégico, definição de governança e estruturação de programas e projetos.

Foi nesse processo que se definiu inicialmente a causa da Juventude, como foco dos investimentos do Instituto a partir de 2003.  Em anos recentes, ganhou ênfase a questão do desenvolvimento local, especialmente, em função dos ativos do Grupo, que está presente em cerca de 300 municípios brasileiros. O Instituto Votorantim avançou assim na gestão dos investimentos sociais, considerando a necessidade de uma abordagem mais integrada das iniciativas apoiadas localmente, como forma de buscar resultados de maior escala.

Essa perspectiva de atuação também expandiu o conceito de investimento social, considerando como insumos para o desenvolvimento sustentável todos os ativos, oportunidades e sinergias existentes, como é o caso da própria capilaridade e da capacidade de gestão do Grupo Votorantim. Desse modo, enfatiza-se cada vez mais sua co-responsabilidade pela promoção do desenvolvimento dos territórios onde atua e o interesse em construir sólidos laços de confiança com a comunidade, dentro de princípios que fortaleçam as bases do capital social local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>