Estratégias para o desenvolvimento local

atividades-educacionais-7

A Olhar Cidadão atuou no planejamento estratégico e apoio às fases iniciais do programa de desenvolvimento local  que está acontecendo em 25 municípios do Brasil, com investimentos em cerca de 45 projetos de geração de trabalho e renda, por meio de negócios sociais inclusivos. Os recursos a serem investidos ao longo de cinco anos superam R$ 60 milhões.

O programa ReDes é fruto da parceria entre o Instituto Votorantim e o BNDES, em uma iniciativa inovadora na busca de resultados de maior escala e eficácia de programas sociais de impacto territorial, que se caracteriza por investimentos compartilhados e uma proposta de atuação de longo prazo. Como consultoria de apoio estratégico e gestão para o Programa ReDes, a Olhar Cidadão atuou na interface com um pool de cinco consultorias do 1º e 3º setores (Aliança Empreendedora, Dialog, Giral, Lab e Raízes), que estiveram em campo ao longo de 2011 e 2012.

O Programa está em andamento em 25 municípios com baixos indicadores sociais, em nove Estados, e encontra-se na fase de implantação de projetos de geração de trabalho e renda. Entre 2010 e 2012, a Olhar Cidadão estruturou e acompanhou de perto a gestão das fases de diagnóstico socioeconômico, formação de conselhos comunitários e construção de projetos, que mobilizaram mais de 600 pessoas. Essa experiência gerou conhecimentos e identificou questões fundamentais para se entender os desafios do desenvolvimento local.

A escuta dos diversos setores sociais e os processos participativos foram princípios básicos da atuação na fase de implementação do programa. A etapa seguinte caracterizou-se pela busca do equilíbrio entre resultados sociais e econômicos de projetos de geração de trabalho e renda, considerando novos conceitos de desenvolvimento territorial sustentável, como o de negócios sociais e inclusivos.

Não é possível comentar.