Experiências significativas de voluntariado corporativo

No campo do Voluntariado, algumas experiências marcaram a trajetória da Olhar Cidadão pela oportunidade de aprendizado e inovação.

catavento

Uma delas foi o Itaú Solidário, programa desenvolvido pela Fundação Itaú Social, cujo objetivo era estimular o exercício da cidadania dos colaboradores do Itaú. Esse programa tinha o objetivo de estimular o envolvimento dos colaboradores em ações solidárias, reforçando sua integração em iniciativas de responsabilidade social corporativa, por meio do apoio a projetos voltados para crianças e adolescentes em algumas cidades polo onde o Itaú está presente.

A inovação do programa estava no processo de sensibilização e engajamento dos colaboradores na captação de recursos para o FIA – Fundo da Infância e Adolescência, administrado pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).  Além da mobilização  pela contribuição voluntária dos colaboradores, os recursos eram direcionados as entidades e projetos indicados por eles em votação. Até o  acompanhamento dos projetos apoiados era feito  por comitês formados por  voluntários capacitados,  possibilitando conhecer os resultados do investimento e dando caráter participativo ao processo.

A participação desses colaboradores em iniciativas da Fundação Itaú Social, por meio do Programa Itaú Voluntário, contribuiu para a aproximá-los da comunidade, uma vez que tiveram oportunidade de visitar e conhecer de perto o trabalho de dezenas de instituições sociais locais.

A Olhar Cidadão atuou em todas as etapas do programa, da concepção à capacitação dos voluntários, que puderam desempenhar uma atividade fora da sua rotina, de forma qualificada e com foco em resultados sociais transformadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>