Um olhar sobre a demanda de educação

A Olhar Cidadão teve um papel estratégico na concepção e desenvolvimento ao longo do tempo de um programa calcado na sensibilização, mobilização e engajamento pela educação de qualidade. O registro dessa contribuição é o Book Parceria Votorantim pela Educação (hoje Parceria pela Valorização da Educação), que elaboramos no final de 2018.

No ano de 2007, quando o programa foi concebido a ideia era atuar num campo onde poucos investidores sociais privados atuavam, qual seja “qualificar a demanda por qualidade na educação”. O conceito um tanto inédito era trabalhar com a sociedade civil, famílias e comunidade escolar como um todo para a valorização da educação na vida das crianças e jovens, de modo que se qualificasse melhor a demanda, buscando mais assertividade nas respostas dos governos e das políticas públicas.

Dentre as evidências da importância da necessidade de valorização da educação no país, está um estudo desenvolvido em 2010 pelo professor Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas-RJ, que apresentava dados sobre o “prêmio da educação”, isto é do impacto da qualidade da  educação na ocupação e renda dos brasileiros. O estudo A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho foi uma oportunidade rica de discussão da Olhar Cidadão com o pesquisador do Centro de Políticas Sociais – FGV Social e está disponível em https://www.cps.fgv.br/ibrecps/VOT2/index.htm.

Não é possível comentar.