» Metodologia sistematizada na área de meio ambiente

Metodologia sistematizada na área de meio ambiente

Corredor EcológicoCom parte do trabalho que vem desenvolvendo para o Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, a Olhar Cidadão, em linha com o propósito da organização de realizar uma restauração florestal estratégica, participou da sistematização da metodologia de conexão chamada como Linhas de Conectividade (LDC), que utiliza ferramentas avançadas de análise geoespacial e indicação de áreas mais adequadas para a implementação de florestas, formando corredores ecológicos.

A restauração estratégica de florestas busca os melhores lugares para sua implantação, de modo a cumprirem a função de mantenedoras dos recursos naturais e da biodiversidade, dentro de critérios físicos pré-estabelecidos. Assim, em uma paisagem com alto grau de conectividade, os organismos conseguem se deslocar entre os elementos da paisagem, promovendo grande fluxo biológico entre os remanescentes de vegetação natural, permitindo a manutenção da alta diversidade e a redução dos riscos de extinções.

Tendo em vista a importância da conectividade para a manutenção da biodiversidade em paisagens fragmentadas, a adoção de critérios de priorização de áreas, definição das melhores práticas e espécies para o plantio e o manejo integrado da propriedade surge como uma importante estratégia de planejamento da paisagem.

A Olhar Cidadão foi responsável por esse trabalho de sistematização da metodologia desenvolvida pela equipe do Corredor, na forma de uma publicação, que está disponível no endereço http://www.corredorecologico.com.br/imprensa/transparencia/#metodologia

Não é possível comentar.