Resíduos sólidos como tema de Educação Ambiental

Em 2016, a Olhar Cidadão desenvolveu pela primeira vez o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, trazendo a abordagem de Responsabilidade Compartilhada para o campo dos Resíduos Sólidos, conforme preconiza a Política Nacional de Resíduos.

A iniciativa do programa, criado em 2010 pelo  inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, tem o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, sempre alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Anualmente, o PEA Campo Limpo distribui kits educativos para aplicação em turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, contendo caderno do professor, pôsteres temáticos e outros materiais de apoio em salas de aula, como jogos de tabuleiro. Na edição de 2016, cuja edição atendeu mais de 2000 escolas brasileiras em 23 estados, envolvendo cerca de 200 mil alunos, a novidade foi a criação do site do PEA, onde foram disponibilizados conteúdos complementares, como planos de aula e itens de Prova Brasil com a temática ambiental.

O tema proposto no PEA 2016  veio contribuir para a formação da consciência dos alunos sobre direitos e deveres ambientais. A ideia foi trabalhar o tema da reciclagem de resíduos sólidos a partir da noção de responsabilidade compartilhada. Um dos resultados esperados do programa era estimular os alunos a conhecerem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foi traduzida faixa etária, com o objetivo de ser um chamado para que cada um dos agentes da sociedade cumpra o seu papel na gestão dos resíduos sólidos.  Ou seja: todos nós (família, escola, empresas, governo…) temos o compromisso de buscar soluções que minimizem os impactos causados por esses resíduos à saúde e ao meio ambiente.

Não é possível comentar.