Relatórios: GRI e criação de valor compartilhado

A Olhar Cidadão desenvolveu em 2012 o primeiro relatório da Nestlé Brasil, segundo o padrão GRI – Global Reporting Iniciative.  Anteriormente, já havia desenvolvido o Relatório de Nutrição, publicado em 2010, com o conceito de Criação de Valor Compartilhado.

GRI Nestlé

As duas experiências – elaboração do Relatório GRI e de Nutrição – foram significativas para a apreensão desse conceito, que permeia toda a estratégia de sustentabilidade da Nestlé.

Primeira empresa global do setor de alimentos e bebidas a alcançar a categoria A+ da Global Reporting Initiative para o seu relatório internacional, a produção do relatório GRI representou também um desafio enriquecedor para a Nestlé Brasil. O modelo GRI procura nortear a produção de relatórios eficazes nas relações com os stakeholders, além de contribuir nas decisões sobre investimento e em outras relações de mercado, fornece suporte para comunicação de forma clara e transparente em um modelo único de conceitos, com uma linguagem coerente e uma métrica pré-estabelecida, resultando em uma estrutura confiável, que pode ser usada por organizações de todos os tamanhos, setores e localidades.

Os aprendizados sobre o conceito de Criação de Valor Compartilhado tiveram início há três anos, quando o primeiro relatório foi produzido para a Nestlé, com uma abordagem que procurava trazer para o conteúdo a ótica dos stakeholders, entendendo que valor compartilhado é valor percebido. Por isso, todo o trabalho foi permeado por entrevistas com merendeiras, gestores públicos, pesquisadores, membros da academia e de sociedades médicas, entre outros segmentos, que deram aos relatórios legitimidade e empatia com a visão das partes interessadas.

Além de Criação de Valor Compartilhado, a Olhar Cidadão trabalha com comunicação estratégica nos temas Investimento Social Privado, Desenvolvimento Local, Educação, Geração de Trabalho e Renda, Juventude e Voluntariado, entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>