Relacionamento responsável com a comunidade
A responsabilidade social de uma empresa com a comunidade na qual está inserida pode gerar impactos importantes na valorização dos ativos do território.
Além de construir relacionamentos estratégicos, as diretrizes que a Olhar Cidadão recomendou à empresa Helicentro Helipark, em Carapicuíba, SP, promoveram o alinhamento dos seus investimento sociais com políticas públicas e resultaram em um projeto de grande significado para educadores, crianças e jovens da rede pública estadual de educação.
O projeto Decolar, desenvolvido pelo Helipark em parceria com escolas públicas estaduais de Carapicuíba, de 2005 a 2009, teve duas fases. A primeira fase (2005-2006) contou com a parceria do Programa Escola da Família. A segunda fase (2007-2009) adotou como foco a promoção da cultura do brincar no ambiente escolar.
O objetivo do projeto permaneceu o mesmo: promover a cultura de paz nas escolas públicas por meio do brincar infantil. Dentre as estratégias que a Olhar Cidadão desenvolveu e implementou para alcançar os resultados desejados estão:
- A estruturação de um projeto de voluntariado educativo com alunos de 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio para que pudessem atuar como Agentes do Brincar nas escolas selecionadas.
- A capacitação de educadores e bolsistas do Programa Escola da Família e de voluntários jovens para a condução das atividades de brincar com as crianças.
- A doação de acervo para a organização de brinquedotecas nas escolas (brinquedeiros) e de jogos educativos para apoio à alfabetização (caixas de alfabetização).
Resultados alcançados
- Transformação da escola em um lugar bom para as crianças. Um lugar bom para aprender, crescer e conviver em paz com os outros.
- Estímulo à criação de momentos e espaços adequados para o brincar infantil nas escolas.
- Valorização do brincar infantil como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral das crianças.
Princípios norteadores
- O brincar é um direito que deve ser assegurado pela família, pela sociedade e suas instituições a todas as crianças.
- O brincar desenvolve o pensamento, disciplina a vontade e educa para valores.
- As escolas têm vocação e condições para atender com qualidade a necessidade de brincar das crianças, integrando-a as suas funções pedagógicas e comunitárias.
Condições para o brincar nas escolas
- Educadores sensibilizados e preparados
- Espaço físico adequado
- Programação de atividades com objetivos definidos
- Acervo de brinquedos, livros e outros recursos apropriados
Atividades de formação realizadas
- Atribuições e responsabilidades do voluntário Agente do Brincar
- Voluntariado educativo – direitos e deveres
- Importância do brincar para a criança
- Repertório de jogos e brincadeiras
- Narração de histórias infantis
- Como organizar uma brinquedoteca na escola
- Ferramentas de comunicação – blog do projeto
Saiba mais: http://www.projetodecolar.com.br/