Relacionamento responsável com a comunidade

A responsabilidade social de uma empresa com a comunidade na qual está inserida pode gerar impactos importantes na valorização dos ativos do território.

Site Decolar

Além de construir relacionamentos estratégicos, as diretrizes que a Olhar Cidadão recomendou à empresa Helicentro Helipark, em Carapicuíba, SP,  promoveram o alinhamento dos seus investimento sociais com políticas públicas e resultaram em um projeto de grande significado para educadores, crianças e jovens da rede pública estadual de educação.

O projeto Decolar, desenvolvido pelo Helipark em parceria com escolas públicas estaduais de Carapicuíba, de 2005 a 2009, teve duas fases. A primeira  fase (2005-2006) contou com a parceria do Programa Escola da Família. A segunda fase  (2007-2009) adotou como foco a promoção da cultura do brincar no ambiente escolar.

O objetivo do projeto permaneceu o mesmo: promover a cultura de paz nas escolas públicas por meio do brincar infantil.  Dentre as estratégias que a Olhar Cidadão desenvolveu e implementou para alcançar os resultados desejados estão:

- A estruturação de um projeto de voluntariado educativo com alunos de 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio para que pudessem atuar como Agentes do Brincar nas escolas selecionadas.

- A capacitação de educadores e bolsistas do Programa Escola da Família e de voluntários jovens para a condução das atividades de brincar com as crianças.

- A doação de acervo para a organização de brinquedotecas nas escolas (brinquedeiros) e de jogos educativos para apoio à alfabetização (caixas de alfabetização).

Resultados alcançados

  • Transformação da escola em um lugar bom para as crianças. Um lugar bom para aprender, crescer e conviver em paz com os outros.
  • Estímulo à criação de momentos e espaços adequados para o brincar infantil nas escolas.
  • Valorização do brincar infantil como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral das crianças.

Princípios norteadores

  • O brincar é um direito que deve ser assegurado pela família, pela sociedade e suas instituições a todas as crianças.
  • O brincar desenvolve o pensamento, disciplina a vontade e educa para valores.
  • As escolas têm vocação e condições para atender com qualidade a necessidade de brincar das crianças, integrando-a as suas funções pedagógicas e comunitárias.

Condições para o brincar nas escolas

  • Educadores sensibilizados e preparados
  • Espaço físico adequado
  • Programação de atividades com objetivos definidos
  • Acervo de brinquedos, livros e outros recursos apropriados

Atividades de formação realizadas

  • Atribuições e responsabilidades do voluntário Agente do Brincar
  • Voluntariado educativo – direitos e deveres
  • Importância do brincar para a criança
  • Repertório de jogos e brincadeiras
  • Narração de histórias infantis
  • Como organizar uma brinquedoteca na escola
  • Ferramentas de comunicação – blog do projeto

Saiba mais: http://www.projetodecolar.com.br/

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