Lives para o público jovem da Escola Social do Varejo
A pandemia exigiu soluções criativas e uma boa dose de resiliência para adequar projetos sociais e manter vivas as relações com diversos públicos, como constatamos na prática. No caso do Instituto Grupo Big, os jovens da Escola Social do Varejo tiveram uma atenção especial dos canais de comunicação que a Olhar Cidadão desenvolveu para esse público.
Além da criação da modalidade EAD da Escola Social do Varejo pelo Instituto Aliança, o IGB também estimulou uma aproximação maior com os alunos durante a pandemia, ao promover lives com profissionais e especialistas para falarem sobre temas de interesse da juventude.
Alguns temas abordados foram os desafios dos jovens negros no mercado de trabalho e o papel de todos os cidadãos na construção de um mundo com mais equidade com a participação de Selma Moreira, Diretora Executiva no Baobá – Fundo para Equidade Racial; a importância de cuidar da saúde mental com a psicóloga Ana Teresa de Castro Bonilha, e como lidar com o isolamento social, com a psicóloga Bettina Schaeffer.
O planejamento e a realização desses encontros virtuais foram realizados pela Olhar Cidadão, e eles tiveram a participação dos jovens alunos da Escola Social do Varejo em Salvador, Recife e Osasco. Essa experiência de mediação de lives e conversas com o público, interações e intervenções “ao vivo” esteve a cargo da jornalista Tatiana Oliveira, da nossa equipe.
Foram momentos de descompressão num contexto de preocupação vivido por esses jovens, não só por conta da Covid-19, mas pelo cenário dee desemprego juvenil que volta a afetar o país, com o desafio de uma entrada segura no mercado de trabalho, que garanta aos jovens condições de construírem seus projetos de vida.