» Integrar Jovem: estímulo ao protagonismo juvenil

Integrar Jovem: estímulo ao protagonismo juvenil

A Olhar Cidadão desenvolveu a metodologia de uma experiência piloto de protagonismo juvenil, que aconteceu ao longo de 2016 em Paracatu (MG), por iniciativa da Kinross, em uma escola rural do município.

Ao final do projeto piloto aplicado em cinco módulos, a avaliação foi positiva e os jovens participantes na faixa etária dos 13 aos 14 anos, que cursam o ensino fundamental II, passaram por vivências significativas de mudanças.

Com as diretrizes metodológicas definidas, o programa foi conduzido por uma psicóloga em cinco módulos, que foram intercalados por módulos de caráter mais práticos, como visitas a escolas técnicas e de ensino superior, pesquisas na comunidade local e outras atividades que estimularam a circulação dos jovens.

Além da metodologia, a Olhar Cidadão também desenvolveu uma oficina de Comunicação, conduzida por jornalistas da sua equipe. O evento deu sequência às atividades de uma oficina anterior realizada para a elaboração dos projetos, na qual os jovens se dividiram em grupos e pensaram o que queriam para sua escola, estruturando projetos. Quatro iniciativas resultaram deste encontro: a implantação de um pomar na escola; a realização de jogos escolares visando a integração dos estudantes; a construção de uma biblioteca itinerante a comunidade; e por fim, um projeto de reciclagem com coletas e oficinas.

Não é possível comentar.