Inserção de jovens no mundo do trabalho

Uma das primeiras iniciativas implementadas pelo  Instituto Votorantim, que teve a participação direta da Olhar Cidadão, foi  o “Futuro em nossa mãos”,  projeto de formação profissional para inserção qualificada de jovens nas cadeias de valor dos negócios do Grupo Votorantim.

Futuro em nossas mãos

A participação da Olhar Cidadão começou em 2004, como responsável pela elaboração de projeto piloto. Em 2008, foi a vez da sistematização do Guia de Implantação e, em 2009, da consolidação do Núcleo Comum, composto por mais de 60 planos de aula.

O aprimoramento estratégico do projeto foi realizado com base em avaliações que resultaram num documento de sistematização, mantendo, contudo, suas duas principais características inovadoras:

  • a qualificação profissional no contexto das cadeias de valor dos negócios e
  • o apoio à inserção por meio de redes de empregabilidade.

A contribuição da Olhar Cidadão na construção do  Núcleo Comum teve como base sua experiência nos temas juventude e inserção no mundo do trabalho. Uma das questões enfatizadas foi a relevância dada pelo mercado de trabalho à atitude dos jovens e à sua postura em relação a vários aspectos, reconhecidos como diferencial na escolha de candidatos a vagas com perfil de primeiro emprego.

Esses temas adotados no currículo do Futuro em Nossas Mãos foram então sistematizados nos blocos Identidade e relacionamento, Cidadania e Mercado e mundo do trabalho, com abordagens específicas, como Autoconhecimento, Construção do Projeto de Vida, Consciência Ambiental, Hábitos Saudáveis, Saúde e Sexualidade, Gênero, Drogas, Convivência em Grupo, Valores Humanos e Segurança no Trabalho, entre dezenas de outras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>