Inserção de jovens no mundo do trabalho
Uma das primeiras iniciativas implementadas pelo Instituto Votorantim, que teve a participação direta da Olhar Cidadão, foi o “Futuro em nossa mãos”, projeto de formação profissional para inserção qualificada de jovens nas cadeias de valor dos negócios do Grupo Votorantim.
A participação da Olhar Cidadão começou em 2004, como responsável pela elaboração de projeto piloto. Em 2008, foi a vez da sistematização do Guia de Implantação e, em 2009, da consolidação do Núcleo Comum, composto por mais de 60 planos de aula.
O aprimoramento estratégico do projeto foi realizado com base em avaliações que resultaram num documento de sistematização, mantendo, contudo, suas duas principais características inovadoras:
- a qualificação profissional no contexto das cadeias de valor dos negócios e
- o apoio à inserção por meio de redes de empregabilidade.
A contribuição da Olhar Cidadão na construção do Núcleo Comum teve como base sua experiência nos temas juventude e inserção no mundo do trabalho. Uma das questões enfatizadas foi a relevância dada pelo mercado de trabalho à atitude dos jovens e à sua postura em relação a vários aspectos, reconhecidos como diferencial na escolha de candidatos a vagas com perfil de primeiro emprego.
Esses temas adotados no currículo do Futuro em Nossas Mãos foram então sistematizados nos blocos Identidade e relacionamento, Cidadania e Mercado e mundo do trabalho, com abordagens específicas, como Autoconhecimento, Construção do Projeto de Vida, Consciência Ambiental, Hábitos Saudáveis, Saúde e Sexualidade, Gênero, Drogas, Convivência em Grupo, Valores Humanos e Segurança no Trabalho, entre dezenas de outras.