Educação ambiental com abordagem inédita sobre logística reversa

 

PEA1

Com a volta às aulas presenciais em todo o país em 2022, a nova edição do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, iniciativa do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), retoma com força total as atividades nas escolas. Desde 2016, a Olhar Cidadão desenvolve ações para o programa. Os conteúdos que produzimos têm alinhamento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O PEA Campo Limpo está em sua 13ª edição e este ano tem como tema a logística reversa, abordando a responsabilidade de quem fabrica, vende e consome os produtos após o fim de seu ciclo de vida. O programa foi criado para apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente. Anualmente são distribuídos kits de educação ambiental a escolas públicas e privadas da rede de relacionamento das Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias do Sistema Campo Limpo. Os materiais são voltados para alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental.

Em 2021, mais de 2.100 escolas participaram do PEA em 270 municípios de 21 estados, impactando mais de 195 mil alunos e 10,5 mil educadores. Em 2022, serão distribuídos 9 mil kits para as escolas inscritas. Este ano, o material inclui um Caderno do Professor, com textos e atividades para aplicação em sala de aula, o cartaz Caminhos da Logística Reversa, que explica o processo de forma bem visual, e o jogo de cartas “O que sou eu?”, em que os alunos podem identificar os diferentes atores nessa cadeia.

Uma novidade este ano é que os materiais físicos e digitais estão integrados por meio de QR Code, o que facilita o acesso aos conteúdos pelo celular. No site, também é possível acessar jogos virtuais e materiais pedagógicos de apoio aos educadores, como cards que podem ser compartilhados com alunos e suas famílias pelo mensagens de WhatsApp.

Outro foco do programa é a formação de professores. Com esse propósito, foi desenvolvido o curso de educação a distância Teoria e Prática na Gestão de Resíduos Sólidos, que pode ser acessado gratuitamente pelo site ou pelo aplicativo inpEV EAD.

Para os alunos, o programa promove anualmente concursos de desenho e de redação. O tema de 2022 é “Minha atividade na logística reversa”, possibilitando às crianças mostrar em suas produções o que aprenderam com as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Confira aqui o vídeo que apresenta o PEA Campo Limpo 2022.

 

Não é possível comentar.