Chamada Pública de Projetos em seis municípios mineiros

A AngloGold Ashanti contou com o apoio da Olhar Cidadão no processo de planejamento da Chamada Pública de Projetos que está em sua quinta edição. Para a nova Chamada Pública – lançada para o biênio 2014-2015 – foram propostas inovações, a começar pela ampliação do ciclo de apoio de um para dois anos. Os municípios beneficiados por esse edital foram Barão de Cocais, Caeté, Nova Lima, Raposos, Santa Bárbara e Sabará.
Chamada Pública de Projetos - AngloGold AshantiAté agora, a empresa apoiou 98 projetos nos municípios vizinhos às operações e beneficiou diretamente 18.000 pessoas. Com base na avaliação dos resultados alcançados nas edições anteriores e dos diversos aprendizados feitos ao longo dos últimos anos,  fruto dessa experiência sólida de apoio a dezenas de instituições, foi possível identificar oportunidades de evolução no modelo da Chamada Pública, com ganhos para todas as partes interessadas.

As mudanças propostas buscam ampliar ainda o valor da experiência de participação das instituições, alcançar resultados sustentáveis com a estruturação do capital social das comunidades e desenvolver projetos que tenham impacto efetivo na geração de renda para os beneficiários e em indicadores de desenvolvimento humano de cada município.

Nesta edição, a Chamada Pública teve 2 plataformas –  Atividades produtivas e Educação para empreender -, nas quais se destacam 3 temáticas (Cultura, Negócios Sociais e Formação para o mercado de trabalho), representadas em três linhas de ação.

Cultura: Valorização e preservação do patrimônio cultural na perspectiva do empreendedorismo criativo. Alguns exemplos: produção artesanal local visando o mercado e com inovação em design; desenvolvimento de produtos de gastronomia local para atender ao mercado e ao setor turístico; atividades, produtos e serviços na área de audiovisual destacando questões locais; iniciativas de fomento às tradições culturais locais como promoção de festivais, etc.
Negócios Sociais: Estruturação de projetos produtivos, com ênfase em setores como o de reciclagem, comércio e serviços, por meio de associativismo ou cooperativismo. Alguns exemplos: produção e comercialização de alimentos e seus derivados, de artigos têxteis artesanais e produtos agroecológicos, promoção de serviços de alimentação , de turismo de base comunitária, prestação de serviços de reciclagem de resíduos sólidos, etc.
Educação para empreender Formação para o mercado de trabalho: Desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, seja em formações para o mundo do trabalho, direcionadas para inserção de mão-de-obra qualificada no mercado ou para a criação de pequenos
empreendimentos. Alguns exemplos: parcerias com cursos de Educação de Jovens e Adultos para oferecer educação complementar voltada para o empreendedorismo; capacitação e inserção de jovens em oportunidades de primeiro emprego nos setores que representem a vocação econômica dos municípios e outros.

A Olhar Cidadão também desenvolveu ferramentas de avaliação para o processo de seleção e as diretrizes para a capacitação a ser oferecidas às organizações vencedoras.

Não é possível comentar.