Nosso apoio estratégico ao Programa ReDes

tabuleiro_baixaHá cerca de uma década, a Olhar Cidadão encarou o  grande desafio de ajudar a construir um modelo inovador de parceria técnica e financeira público-privada entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Votorantim (IV), com vistas ao desenvolvimento local, por meio da promoção de negócios inclusivos. Dessa iniciativa, nasceu o  Programa ReDes, no qual contribuímos desde a etapa do planejamento estratégico inicial até sua chegada aos territórios, incluindo o desenvolvimento de um sistema de comunicação voltado para apoiar resultados dos projetos investidos.

Como essência, o objetivo do ReDes é estimular o desenvolvimento sustentável, fornecendo apoio técnico e financeiro para fortalecer cadeias produtivas inclusivas capazes de gerar renda para famílias de baixa renda. Assim, ao longo de 10 anos, apoiamos e vimos surgir cooperativas de produção de alimentos orgânicos, associações de costura, negócios no campo da pecuária, piscicultura, artesanato, entre tantos outros mercados.

Orientando o planejamento, a Olhar Cidadão buscou respaldo em políticas públicas sólidas – como Programa Nacional de Alimentação Escolar e Territórios da Cidadania. Dessa forma,  o ReDes  chegou aos territórios articulando setores diversos em benefício do desenvolvimento de potencialidades que faziam parte da identidade e cultura da região, calcado em modelos participativos de atuação nas localidades, tendo em vista o cuidado com a transparência e a ética no uso de recursos públicos.

Os números ajudam a traduzir a dimensão desse trabalho: no total, o programa contabiliza investimentos de R$ 84 milhões (2010-2020) sendo 50% do BNDES e 50% da Votorantim;  cerca de 2 mil pessoas são beneficiadas atualmente e mais de R$ 30 milhões em renda foram gerados até 2018, por meio de 64 negócios inclusivos apoiados em 37 municípios de 14 estados brasileiros e Distrito Federal.

Leia mais sobre o ReDes aqui.

Não é possível comentar.