Guia de Participação Comunitária do ReDes

 As instâncias participativas criadas pelo Programa ReDes para fortalecer o compromisso social com o desenvolvimento local são o público alvo das cartilhas produzidas pelos investidores com o apoio da Olhar Cidadão, como ferramenta para orientar esse trabalho. Com a chegada do Programa ReDes – iniciativa do BNDES e Instituto Votorantim –  a mais de 20 municípios brasileiros foi estimulada também a criação desses grupos que estão caminhando para a autonomia. 

Guai de participação comunitária ReDesA semente plantada pelo ReDes  germinou e já está dando frutos. Hoje, a atuação desses grupos vai muito além das fronteiras do programa e está de olho nos desafios e oportunidades de desenvolvimento para as localidades.

O “‘Guia de Participação Comunitária” tem a proposta de trazer informações úteis para a essa atuação. Ao longo de 2013 foram quatro edições, com dicas e informações importantes para os grupos desempenharem seu papel nessas comunidades.

A primeira edição, por exemplo, esclarece dúvidas sobre o que é a participação comunitária e qual o papel dos conselheiros.  A segunda traz informações sobre instâncias participativas existentes nos municípios brasileiros e a trajetória dos grupos de participação comunitária que nasceram com Programa ReDes e que estão caminhando, neste momento, rumo à autonomia. A terceira apresenta os quatro indicadores estabelecidos pelo programa para acompanhar o andamento das atividades promovidas pelos grupos e ajuda os participantes a refletirem sobre suas práticas.

Você pode conferir no site do Programa ReDes, os quatro volumes do Guia.

 

Não é possível comentar.